BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

COMO TRANSPORTAR MOTOS COM A TAMPA TRASEIRA ABERTA

É muito comum carregar Motos em pickups. E em grande parte das vezes, a caçamba não é grande suficiente para acomodar a Moto e ainda fechar a tampa. E como a placa fica sempre afixada a tampa ou ao pára-choque traseiro, ela fica coberta.
Foi para resolver este problema que o CONTRAN aprovou a resolução nº 349, de 17 de Maio de 2010. Esta resolução dispõe sobre o transporte eventual de cargas e bicicletas nos automóveis, caminhonetes, caminhonetas e utilitários.

A resolução determina basicamente o seguinte:

1.Não se pode exceder o peso máximo especificado pelo fabricante do veículo, nem o especificado por eixo para a via.
2.A carga deve ser acondicionada e afixada de modo a não colocar pessoas ou patrimônio em risco, nem que caia ou se arraste pela via. Não atrapalhe a visibilidade a frente e nem comprometa a estabilidade do veículo. Não provoque ruído nem poeira. Não oculte as luzes traseiras do veículo (menos o Brake-light interno). Não exceda a largura máxima do veículo e não se sobressaia a frente do veículo.
3.É obrigatório usar uma segunda placa traseira em local visível do lado direito da traseira do veículo caso a placa traseira original seja parcialmente ou totalmente encoberta pela carga ou acessórios de fixação. Essa placa pode ser instalada com suportes e adaptadores, mas tem de ser lacrada na parte estrutural do veículo.

Daí, vi o seguinte comentário sobre a nova Resolução:

"Muito legal esta resolução comentada, mas queria dar uma dica a todos sobre o uso da caçamba aberta sem a necessidade de outra placa além da que já existe..
Recentemente tive a necessidade de levar duas motos em minha pickup com a tampa da caçamba aberta... bom, como a placa estava encoberta, tive a idéia de ir ao Detran e pedir que o arame do lacre fosse extendido uns 60cm para que eu pudesse recolocar a placa em uma posição mais adequada... aí fiz dois furos topo da tampa e fixei a placa de maneira que ela ficasse totalmente visível, como demonstra na figura anexa...
Bom, não basta ter a idéia, tem que ter a prova não é? e pode crer que tive! rs..
Como todos sabem, a polícia de Minas é bem servera nesses casos e ao ser parado para verificação de documento e da carga, não tive problema algum, sendo liberado e até cumprimentado pelo policial pela adaptação, outros veículos que estavam viajando comigo foram multados por não estarem com a placa visível.
Depois da viagem, só tive o trabalho de recolocar a placa no devido lugar, enrolando o lacre de forma que não ficasse sobrando, somente por estética. Assim acredito que não terei mais problema com relação a transporte com a caçamba aberta
.
"

Fonte: Motosblog e Motoraid

-->

4 comentários:

Rogger disse...

Gostei muito da sua ideia, parabens, sendo dessa maneira já não preciso comprar prologador de caçamba, lacrar nova placa p/ colocar no prolongador + mão de Obra + tempo que aqui em S.paulo qualquer saidinha voce pega transito + o tira e põe o prolongador Efim etc..me livrou de vários transtornos

Super MX disse...

Gostaria de saber se voces conhecem o OFF DECK, um equipamento que permite carregar 2 ou até 3 motos na pick-up, com a tampa fechada, e sem que a moto se apoie nem na tampa nem nas laterais. Vejam no site www.offdeck.com.br

francisgo disse...

Gostaria de saber se alguem ja colocou uma Cb 300 na Cacamba de uma saveiro cabine estendida na posição transversal co. A tampa fexada? To em duvida de qual comprar quero muito uma cabine estendida mas tem que levar a mocoquinha. Alguem pode me ajudar? Ja aos engracadinhos se forem criticar ou nao quiserem ajudar apenas me ignorem. Obrigado!

Anônimo disse...

Essa segunda placa tem que ser lacrada pelo detran ou pode mandar fazer a placa em qualquer lugar de placa e so prende-la?