Neste domingo, 11 de agosto, nós comemoramos o Dia dos Pais aqui no Brasil. E, para você que se tornou motociclista também pela influência do seu velho, separamos dez motos das décadas de 1970, 1980 e 1990, nas quais ele provavelmente andou, ou até mesmo levou-lhe para dar uma volta na garupa. Então, confira a lista que nós preparamos para você ler junto com seu pai e aproveitar para ouvir – pela enésima vez – a história de quando ele levou sua mãe para andar de Vespa e eles acabaram se casando um ano depois enquanto resgata aquele álbum de fotos suas aos cinco anos tentando usar o capacete dele. Confira!
Honda CB 750
Sete-galo. Esse é um dos termos que você deve ter ouvido à exaustão no caso do seu pai ser ou ter sido motociclista, ou mesmo um entusiasta das duas rodas. Ele se refere especificamente à Honda CB 750, modelo que começou a ser vendido no Brasil em 1969 e continuou até 1978. Para você, que sempre ficou na dúvida do por que do apelido sete-galo, o número 50 é uma das dezenas que fazem parte do grupo do galo no jogo do bicho.
Suzuki GT 550
Já aconteceu alguma vez na qual você foi mostrar, eufórico, uma foto de uma Triumph para o seu pai e ele te disse que motores de três cilindros em moto não eram novidade? Se sim, ele provavelmente falava da Suzuki GT 550, que tinha um tricilíndrico dois tempos! Comercializada durante a década de 1970, a moto era exemplo do que a marca oferecia de mais moderno em termos de Gran Turismo na época.
Yamaha RD 50
No caso do seu pai já ter uma certa idade e ser motociclista de longa data, há grandes chances dele ter andado em uma das motos pioneiras em fabricação no Brasil: a RD 50. Equipada com motor de 50cc de dois tempos, a moto chegou por aqui importada em 1974 e, com a consolidação da fábrica da Yamaha em 1975, o modelo passou a ser produzido integralmente aqui no ano seguinte.
Honda CB 400
Se o seu pai é relativamente jovem, mas já estava sobre duas rodas na década de 1980, provavelmente ele teve, ou quis ter, uma CB 400. O modelo da Honda trazia motor de dois cilindros paralelos, rodas raiadas em formato de estrela e era sonho de consumo por conta do seu desempenho e estilo. A idolatria pelo modelo ainda é tão grande que eu não ficaria surpreso se o seu pai ainda ser dono de uma Honda CB 400 e comentar orgulhoso sobre as propostas de venda recusadas, mesmo nos dias de hoje.
Yamaha DT 180
Para quem cresceu em contato com a terra e conhece o off-road desde cedo por influência do velho, com certeza já o viu em cima de uma DT 180. Ícone da década de 1980, a moto reinou no segmento das trails até a chegada dos modelos da Agrale, que já não fabrica mais motocicletas. Até os dias de hoje é possível ver várias DT 180 na ativa fazendo a alegria de pais e filhos nas trilhas. E está aí o Estado de Minas Gerais, berço do off-road brasileiro, que não me deixa mentir.
Vespa PX 200
O carinho do motociclista brasileiro com a Vespa é notório desde sua primeira passagem por aqui, na década de 1950. Entretanto, foi nos anos 80 que o modelo agradou a uma segunda geração de brasileiros. Na época, o scooter foi montado aqui por meio de uma parceria que envolvia a famosa fabricante de bicicletas Caloi. Essa é a hora na qual você resgata aquela foto sua aos três anos, em pé atrás do escudo frontal da Vespa com seu pai te segurando.
Honda ML 125
A sofisticação do modelo mais bem-sucedido da Honda no Brasil não começou com a linha Titan. Uma das motos que o seu pai provavelmente já ouviu falar, se não pilotou, foi a ML 125. Lançada em 1977, no ano seguinte após a primeira CG sair da fábrica e produzida até o final da década de 1980, a moto já contava com freio a disco na roda dianteira e suspensão telescópica, além de acabamento e grafismos diferenciados.
Kawasaki Ninja ZX-11
Seu pai é amante da velocidade sobre duas rodas? Pergunte então se em algum momento ele pilotou a Ninja ZX-11. Uma resposta positiva virá, provavelmente, acompanhada de um largo sorriso e histórias de como ela era a mais rápida da época. E, antes que você pense que ele está aumentando um pouco a fama da moto por conta da nostalgia, saiba que durante a década de 1990 ela foi realmente uma das mais velozes do mundo e ultrapassava os 280 km/h.
Yamaha Ténéré 600
Outra moto que ficou na memória dos pais aventureiros é a XT 600Z Ténéré. Vendida no Brasil do final dos anos 1980 até o meio da década seguinte, a moto carregava traços marcantes. Entre eles, os característicos protetores de bengala em amarelo, que criavam contraste com a sóbria pintura azul, característica da Yamaha. Em 2011, a marca trouxe mais uma vez ao Brasil a Ténéré de média cilindrada, que agora responde pelo nome de XT 660Z. Tão aventureira quanto à antiga.
Honda NX 350 Sahara
Na década de 1990, uma trail da Honda fez a cabeça de muitos pilotos que hoje são pais. Com design inspirado pela Africa Twin 750, a Sahara trazia visual aventureiro, com farol integrado à carenagem, motor de 350cc e foi criada para oferecer conforto para piloto e garupa em trajetos mais longos. Se o seu pai teve uma, provavelmente deve ter boas experiências em viagens para repartir com você.
Fonte. motos.icarros.com.br via Blog da Eriton Motos
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