BUSCA NO BLOG

sábado, 28 de maio de 2011

KTM LANÇA LINHA ESPECIAL PARA ENDURO E TRILHAS

EXC-F 350



Reconhecida mundialmente como fabricante de motos off road, a KTM lançou agora em maio a linha 2012 de seus modelos destinados ao enduro e também às trilhas. Completamente renovada, a família EXC, nomenclatura dada aos modelos de Enduro, conta com motores de dois a quatro tempos com capacidades que vão de 125cc a 500cc, todas repletas de novidades. Os chassis foram redesenhados, os motores ganharam importantes atualizações, assim como suspensões e freios, além de outras melhorias que visam deixá-las ainda mais dispostas a encarar todo tipo de terreno.
O lançamento mundial, realizado na montanhosa cidade de Barga, na região italiana da Toscana, proporcionou a jornalistas de todo o mundo (incluindo este que vos escreve) a oportunidade de testar todos os modelos: desde a pequena e leve EXC 125 com motor dois tempos à enorme e potente EXC-F 500 com propulsor quatro tempos. Sede da equipe de enduro da KTM, as difíceis e “pedregosas” trilhas italianas servem ainda como local de teste e desenvolvimento dos modelos da marca austríaca.
Apesar de apresentar sete modelos renovados, todas as atenções estavam voltadas para a inédita EXC-F 350. A KTM apostou na inusitada capacidade cúbica do motor no motocross e traz essa aposta agora para as trilhas e para o enduro. Todas as outras fábricas utilizam propulsores de 250cc nas categorias de entrada e de 450cc nos modelos maiores. Já a marca austríaca optou por desenvolver a 350 cc, especificamente para disputar a categoria MX1 do Motocross – para motos 2 tempos de 250 cc ou motos 4 tempos de até 450cc. A escolha foi feita para garantir uma entrega amigável de potência e torque sem perder muito em desempenho para as motos maiores.
Amigável, mas “torcuda”A marca espera repetir o sucesso nos campeonatos de Enduro e também cair no gosto dos trilheiros. “Essa nova 350 é uma moto muito amigável. No off-road pesado, ela beneficia os amadores, já que é fácil de pilotar, tem uma boa entrega de potência e oferece boa tração. Tem torque suficiente para enfrentar uma subida íngreme, mas não exige tanto do piloto e não cansa tanto quanto a 450”, explica Joachin Sauer, gerente de produto da KTM para o novo modelo.
O motor tem a mesma base da moto de motocross, mas recebeu diversas alterações para se adaptar às trilhas. A começar pela cabeça do pistão menor e um cilindro maior. Dessa forma reduziu-se a compressão do motor de 13,5 para 12,3:1 de forma a proporcionar um comportamento mais suave. E aumentou a capacidade cúbica real para 393,4 cm³ (na versão de motocross são 349,7 cm³). O duplo comando das quatro válvulas foi desenvolvido para oferecer mais rendimento em baixas rotações. Em resumo, a moto de motocross precisa de mais rendimento em altos giros, enquanto trilheiros e enduristas necessitam de torque e potência em baixos e médios regimes.
Tudo isso controlado por uma central Keihin com injeção eletrônica que garante tração em diversas situações e um melhor controle do acelerador. Com a 350 EXC-F não precisa substituir giclês do carburador de acordo com a altitude ou temperatura: a eletrônica cuida disso. Outra novidade são os três mapas de gerenciamento do motor que adapta a motocicleta a diversos tipos de situação. O equipamento é de série, porém o seletor no guidão que permite a escolha de dois mapas pelo piloto durante uma trilha é opcional. Pesando apenas 28,5 kg, o propulsor ainda conta com partida elétrica e a pedal e a refrigeração é líquida.
Comparando com o modelo de 250cc na mesma trilha, pude perceber que a nova 350 permite uma tocada mais tranquila, ou seja, em giros mais baixos, mas com o mesmo torque. E também não faz feio quando você precisa de potência em altas rotações: segundo a KTM o propulsor oferece mais de 45 cavalos de potência máxima e pode girar até 12.000 rpm. “O suficiente para enfrentar qualquer 450cc na categoria Enduro 2”, garante Sauer, ex-campeão europeu de enduro.
Outra diferença para a moto de motocross é o câmbio de seis marchas, escalonado para um melhor aproveitamento do desempenho. Encaixes precisos e uma embreagem de acionamento hidráulico bastante macia – mais até do que em minha moto de rua, por exemplo.
Ciclística de competiçãoCom o slogan “Ready to Race” (pronta para competir) como marca registrada, a KTM não economiza nos equipamentos da nova 350 EXC-F – e de toda a linha de enduro. O quadro foi redesenhado para oferecer mais rigidez torsional. Construído em aço cromo-molibedênio, enquanto os concorrentes usam alumínio, a fábrica austríaca alega que o aço é mais resistente e por ser de alta qualidade pesa 0,5 kg a menos que a concorrência.
Para absorver os impactos das trilhas, a 350 EXC-F traz garfo telescópico invertido WP com tubos de 48 mm de diâmetro, na dianteira, com curso de 300 mm. Na traseira, a KTM inovou e apostou em um monoamortecedor WP fixado diretamente na balança em vez da fixação por links utilizada no motocross. “Dessa forma garantimos um amortecimento mais progressivo, reduzimos peso e aumentamos a distância livre do solo. Tudo pensando na proposta de enfrentar as piores trilhas”, explica Sauer. Ambas oferecem regulagem.
Os aros são de alumínio da marca Excel com raios cobertos com níquel/zinco e os fixadores dos raios (nipples) em alumínio – detalhe que, segundo a KTM, reduz em 200 gramas o peso em cada roda. Os pneus são os Metzeler 6 Days Extreme nas medidas 90/90-21, na frente; e 140/80-18, atrás. Completam o conjunto freios a disco Brembo. Os materiais nobres contribuem para o baixo peso da nova 350: apenas 107,5 kg a seco.
Equipada com tanque de 9,5 litros, a KTM EXC-F 350 traz ainda um painel digital simples e protetores de mão em plástico super rígido de série. Lançada agora em maio, a nova moto de enduro – e toda a linha EXC 2012 - chega às lojas européias no final deste mês. Ainda não há previsão de preço e nem de quando essa 350 vai desembarcar no Brasil, porém como a KTM está oficialmente por aqui, espera-se que até o Salão Duas Rodas, em outubro, a EXC-F 350 já deve estar disponível.
Para todos os gostosA nova EXC-F 350 é a grande estrela da família Enduro 2012, mas toda a gama foi renovada. A “caçula” é a EXC 125 com motor dois tempos. Ainda na linha EXC há os modelos de 200, 250 e 300 cc. Já a linha EXC-F (F de four stroke, quatro tempos) conta com a 250, 450 e 500 cc.
As mudanças no quadro, nas suspensões, nos freios e no desenho da roupagem são comuns a todos os modelos. Além disso, cada motor foi atualizado para melhorar seu desempenho. Na linha quatro tempos, por exemplo, todos os modelos ganharam injeção eletrônica de combustível e os mapas de gerenciamento do motor.
Foram apresentadas também as versões especiais: a edição Six Days em referência ao Enduro Internacional dos Seis Dias traz pintura especial e alguns equipamentos ainda mais topo de linha; e a versão PowerParts que seria uma moto pronta para pilotos profissionais.


FICHA TÉCNICA

MOTOR um cilindro, 393,4 cm³, DOHC, quatro tempos, refrigeração líquida

RELAÇÃO DE COMPRESSÃO 12,3 : 1

DIÂMETRO X CURSO 95 x 55,5 mm

POTÊNCIA MÁXIMA mais de 45 cv

TORQUE MÁXIMO não declarado

CÂMBIO 6 marchas

QUADRO Berço duplo em aço cromo-molibdênio

TRANSMISSÃO FINAL por corrente

ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica de combustível

SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico invertido WP com tubos de 48 mm de diâmetro e 300 mm de curso

SUSPENSÃO TRASEIRA Balança traseira em alumínio com monoamortecedor WP com 335 mm de curso

FREIO DIANTEIRO Disco de 260 mm de diâmetro e pinça de dois pistões Brembo

FREIO TRASEIRO Disco simples com 220 mm de diâmetro e pinça de pistão simples

PNEU DIANTEIRO Metzeler Enduro 6 Days Extreme 90/90-21

PNEU TRASEIRO Metzeler Enduro 6 Days Extreme 140/80-21

ALTURA DO ASSENTO 970 mm

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1482 mm

TANQUE DE COMBUSTÍVEL 9,5 litros

PESO SECO 107,5 kg

CORES laranja

PREÇO Não disponível

EXC-F 350


Artigo: Arthur Caldeira
Fotos: KTM Divulgação
Fonte: www.moto.com.br

Nenhum comentário: