por Maíra Pabst
O motocross brasileiro perdeu um de seus mais importantes atletas. Aos 23 anos, Swian Zanoni Coelho Gomes morreu ao sofrer um grave acidente durante uma corrida de motocross na cidade de Orizânia, a 300 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
A corrida que culminou na sua morte aconteceu durante a Festa da Primavera de Orizânia. Devido à tragédia, o Prefeito Ébio Vitor suspendeu a programação. Swian liderava a prova quando perdeu o controle de sua moto e colidiu contra um coqueiro. O piloto bateu a cabeça e morreu na hora. Swian chegou a ser socorrido, mas chegou ao hospital de Divino sem vida.
A morte de Swian comoveu a comunidade do motocross. Milhares de mensagens de luto e soliedariedade à família foram postadas em diferentes redes sociais. O corpo do atleta será velado na segunda-feira (19) na Câmara Municipal de Divino, sua cidade natal.
A morte de Swian comoveu a comunidade do motocross. Milhares de mensagens de luto e soliedariedade à família foram postadas em diferentes redes sociais. O corpo do atleta será velado na segunda-feira (19) na Câmara Municipal de Divino, sua cidade natal.
Promessa no mundo do motocross
Swian era mineiro, nascido em Divino, pequena cidade no interior de Minas Gerais. Pilotava motos desde os 8 anos de idade e era apaixonado pelo esporte. Atualmente fazia parte da equipe Honda de motocross e representava o país Campeonato Mundial de Motocross. Swian era o único piloto brasileiro a participar de todas as etapas do mundial em 2011.
O projeto fazia parte de uma iniciativa de sua patrocinadora, a Honda. Sua estreia estava programada para acontecer em março, mas por causa de uma lesão no tornozelo teve que ser adiada para abril. Swian estreou na Holanda onde não pontuou mas fez uma ótima apresentação. Depois de 9 etapas competindo no mundial e ganhando bastante experiência, Swian sofreu uma nova queda em julho na Letônia, onde fraturou o braço direito.
No início de setembro, o piloto ainda se recuperava e estava ansioso para voltar às pistas. A competição em Orizânia fazia parte do processo de recuperação do piloto para a volta ao mundial.
Com diversos títulos estaduais e regionais, Swian tinha ainda como sonho ser campeão brasileiro e também seguir com a carreira no AMA Motocross. Em 2007 e 2008, Swian foi vice campeão brasiliero de Supercross. Em 2010, o piloto mineiro foi campeão da Superliga Brasil de motocross na categoria MX2 e também da Copa Brigadeiro de Motocross tanto na MX1 quanto na MX2. Ainda venceu o prêmio Moto e Ouro para o melhor piloto de motocross 2010.
Principais feitos de Swian:
- 20 vezes campeao Carioca de Motocross e Supercross
- Melhor brasileiro no Mundial de Motocross na MX2
- Foi um dos 3 pilotos convocados para representar o pais no Motocross das Nacoes 2009 onde o Brasil ficou em 14 lugar entre 37 paises.
- Ganhou o trofeu guidão de ouro,eleito o melhor piloto em 2009 pela revista dirt action.
- Ganhou o troféu Guidão de Ouro, escolhido o melhor piloto de MX em 2010 pela revista Dirt Action
- Ganhou o Moto de Ouro de melhor piloto de MX em 2010.
Contribuição do amigo Fila de Barra Bonita
Nenhum comentário:
Postar um comentário