BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ENTENDENDO O UFC

Por Alberto Brandão


As lutas acontecem dentro do Octagon, uma jaula com oito lados que é fechada ao inicio da luta. Um lutador só deixa a arena de batalha quando o juiz determina o fim da do combate. Octagon é um modelo de arena patenteado pela Zuffa, dona do UFC. O Tempo limite é de 15 minutos (3 rounds de 5 minutos) para as lutas regulares, e 25 (5 rounds de 5) para lutas disputando o título. Os equipamentos permitidos são apenas: Protetores de Boca, Luvas, e proteções genitais.

No MMA, existem as mais variadas combinações de estilos e, por isso, frequentemente é preferível dividir lutadores por habilidades gerais e não por estilo de luta:

Grappler: Os grappleres possuem maior habilidade em luta de chão e buscam sempre finalizações. Normalmente são praticantes de Jiu-Jitsu Brasileiro ou Submission wrestling e Sambô.

Striker: Lutadores com maior habilidade em luta em pé. Normalmente boxeadores, lutadores de Muay Thai, e praticantes de lutas orientais com base em golpes traumáticos como Karatê e Taekwondo.

Wrestler: São os bons de arremesso. No UFC esse grupo é bem representado por grandes campeões de Luta Olímpica e por judocas. Grande parte dos lutadores americanos fazem parte do wrestling e eles têm grande vantagem nas lutas (diferentemente dos ringues normais, a jaula faz com que seja mais fácil travar a luta na grade para derrubar o adversário ou simplesmente para segurar o tempo).

Fonte: http://papodehomem.com.br

Nenhum comentário: