BUSCA NO BLOG

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Red Bull Sea to Sky - Turquia

Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos: Lukasz Nazdraczew / Fredrik Clement / Red Bull

Os turcos têm seu próprio Monte Olimpo. Eles acreditam que a verdadeira "montanha dos deuses" está em seu território e não no mais famoso Monte Olimpo grego. A montanha fica na costa mediterrânea da Turquia a seu topo está localizado a 2365 metros de altitude.

Com uma montaha dessa, nada mais natural do que escalá-la de moto não é mesmo? A primeira edição do Sea to Sky aconteceu em 2010 e foi realizada pelo Enduro Clube local. Agora em 2011, a organização ficou a cargo de Martin Freinademetz, ninguém menos que o criador do Red Bull Romaniacs, uma das principais provas de Enduro Extremo do Mundo.

Com Freinademetz no comando e o patrocínio da Red Bull, muitas das estrelas da modalidade apareceram em solo turco. Nomes como Chris Birch, Graham Jarvis, Andreas Lettenbichler e Xavier Galindo
foram experimentar sua areia, as pedras, o calor da praia e o frio congelante do topo da montanha.




A prova foi dividida em dois dias. No sábado uma corrida na praia abriu o evento. A grande surpresa ficou por conta do jovem britânico Jonny Walker, piloto que começou no Trial, mas mostrou que velocidade não é problema para ele. Birch foi o segundo seguido do espanhol Xavier Galindo.

Depois da praia foi a vez de encarar a mata. E as pedras que já incomodaram os pilotos à beira-mar, formaram os principais obstáculos nos 36km de percurso. Apenas 40% dos competidores completaram o trajeto vencido pelo neo-zelandês Chris Birch. A prova valeu para definir o grid de largada do domingo, onde os pilotos largaram alinhados em grupos de 10 em 10.




Evento Principal

Domingo, dia da grande escalada. Os pilotos largaram novamente da praia direto para uma das mais difíceis escaladas direto ao topo do Monte Olimpo. Na largada Walker assumiu a ponta imprimindo um ritmo alucinado como se não houvesse amanhã. Mas isso não impediu Graham Jarvis de seguí-lo de perto, para dar o bote estrategicamente na segunda metade do percurso.

O britânico superou seu conterrâneo por cerca de seis minutos e meio. A terceira posição ficou com Xavier Galindo, até restarem 200 metros para a chegada. No sábado, apesar de um pneu furado, Galindo conseguiu um lugar entres os 10 primeiros. Já no evento principal o neo-zelandês Birch superou o espanhol nos obstáculos finais para salvar a último degrau do pódio.

Na montanha dos deuses, os mestres do Enduro Extremo reinaram.

Dos mais de 80 inscritos, apenas 12 cruzaram a linha de chegada.









Nenhum comentário: