O primeiro negro a ser eleito presidente dos Estados Unidos da América vai governar o país por mais quatro anos. Barack Hussein Obama foi reeleito presidente da maior economia do mundo.
O Bom Dia Brasil faz a cobertura completa de mais um dia histórico para a democracia mundial. A contagem dos votos, a análise dos comentaristas e os momentos de tensão antes do anúncio do nome do vencedor.
Eram 2h18, horário de Brasília, quando a rede de televisão americana CNN anunciou o resultado projetado da eleição. Ao mesmo tempo, outras emissoras americanas davam a notícia.
Logo depois, o primeiro presidente americano da era da internet usou as redes sociais para comemorar. As luzes do Empire State Building, em Nova York, que desde cedo mostravam as cores da bandeira americana, ficaram azuis - a cor do Partido Democrata.
A festa tomou as ruas nos Estados Unidos e no mundo inteiro. Até no Quênia, onde nasceu o pai do presidente reeleito.
Mitt Romney discursou em Boston e parabenizou o presidente Obama pela vitória.
Às 4h35, ao som de um sucesso de Stevie Wonder, Barack Obama e família entraram no palco montado no quartel general da campanha, em Chicago.
Obama agradeceu emocionado. Disse que a nação sai das eleições unida novamente. Fez uma declaração de amor à mulher Michelle e às filhas Sasha e Malia. E terminou com outra declaração de amor, dessa vez, pela América. E afirmou: “Brancos ou negros, cristãos ou muçulmanos, gays ou heterossexuais, todos têm chance de vencer nos Estados Unidos, basta querer”.
Fonte: Bom Dia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário