BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

10 Dicas de comportamento para trilheiros


1-      Zoeira tô fora:
 Seus vizinhos não precisam saber que você está saindo para uma trilha, então deixa pra desguelar no meio do mato.

2-      Pilotagem segura e defensiva:
- Ande nas vias urbanas como se estivesse com moto de rua: Não fure sinal, não pule canteiro, não passe pela calçada, não ande na contramão, isso é básico pra tua segurança e evita dor de cabeça com agentes públicos.
- O pedestre e os outros usuários das vias urbanas merecem respeito e muitas vezes estão distraídas no fim de semana, fique alerta. Muitos acidentes com trilheiros ocorrem na área urbana.
- Se tiver que enrolar o cabo que seja dentro da trilha. Numa via rural vai de boa, ali transitam moradores, veículos, animais, carroça e máquinas, pode ter uma vala, ponte quebrada, cerca fechada, árvore caída na estrada.   

3-      Propriedades Rurais e Meio Ambiente:
Ter consciência que toda passagem de trilha tem dono, o qual nem sempre vê trilheiros com bons olhos – isso porque alguns trilheiros “distraídos” deixam porteira aberta, plantação amassada, gado assustado, além de fazer poeira na porta da casa; ou seja, incomoda e só traz desvantagem para a família que liberou a passagem.
- Cadeado na porteira é mau sinal, placa com inscrição proibida entrada (se constar a palavra moto/trilheiro cai fora). Agora, cortar cerca, passar por baixo do arame, quebrar cadeado é procurar confusão. Se a passagem estiver bloqueada volte e ache outra trilha livre.
- Preservar as nascentes/minas é obrigação, não suje a água, abasteça o Camelbak e tchau, tem mais gente na trilha.

4-      Comida e Bebida:
A recomendação médica é comida leve e pouco ou nada de álcool antes de qualquer prática esportiva, sob pena de aumento dos batimentos cardíacos e outros agravantes, queda de rendimento e cansaço físico. Cervejinha pós-trilha pra zoar os rôia é recomendável, mas com moderação. Não precisa beber pra ter coragem. Praticar com frequencia aumenta a confiança.

5-      Agente de trânsito e de fiscalização ambiental:
 Quando abordado por um agente público - PARE!!!. Dar fuga é a pior opção.  Recomenda-se agir com calma e respeito, se identifique, informe a procedência da moto e siga as orientações. O agente é acima de tudo um servidor do Estado que está agindo amparado por lei e, muitas vezes por conta de alguma situação de infração ou denúncia.

6-      Manutenção da moto:
O melhor caminho é a manutenção preventiva. Moto de trilha exige reparos, pois o desgaste das peças é rápido; checar e trocar itens, apertar porcas e parafusos com frequência evita transtornos no meio do mato. De qualquer forma, leve ferramentas básicas para viabilizar reparos de emergência.

7-      Equipamentos de segurança:
Pilote sempre equipado, por melhor que você seja não está imune a acidentes. Tombo na trilha e pedrada na estrada é bastante comum.

8-      Acidente com vítima:
Em caso de acidente imobilize a vítima e chame por socorro informando a ocorrência, a localização e o quadro atual do trilheiro. Os bombeiros certamente atenderão em melhores condições.  Tirar os equipamentos como capacete ou botas não é recomendável já que não se sabe a gravidade da lesão. 

9-      Participação e companheirismo:
Procure ajudar com mão de obra ou dinheiro para abertura e/ou manutenção das trilhas. Certamente alguém está limpando ou pagando pessoas pra limpar, vai te custar pouco trazendo benefícios diversos como tempo de trilha, prevenção de acidentes, harmonia entre as turmas, etc.    

10-  Mundo da Trilha:
Observa-se aumento no número de trilheiros. E o trem é bom mesmo... Quem começa não para! Não tem preço sair da rotina de trabalho e ainda curtir a natureza fazendo o que gosta rodeado de amigos.  Fazer trilha com consciência e respeito a tudo e a todos é o caminho certo pra voltar pra casa mais feliz e realizado.
Estas são recomendações simples que se colocadas em prática todos ganham.
Agora, se prefere ser um porra-loka - assuma o risco.

Vi no Blog do Mundo Rôia

Nenhum comentário: