BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 27 de julho de 2011

HOJE É O DIA DO MOTOCICLISTA



Dia do Motociclista
Por Ricardo Oliveira






O termo ‘motociclista’ se enquadra a todas as pessoas que andam de moto. Geralmente, a paixão dos motociclistas por suas motos é grande, e cuidar de suas máquinas sempre lhes dá prazer. Usamos outros termos para denominarmos ‘motociclistas’, tais como: motoqueiros, estradeiros, harleiros, jaspions etc.

Em grandes centros urbanos, como em São Paulo por exemplo, muitos optam por ter uma moto para fugir do trânsito caótico. Motociclistas não ficam presos em engarrafamentos. Por essa razão, muitos dizem que ter uma moto é mais prático do que ter um carro, embora não seja tão segura.

Apesar de ser um símbolo de liberdade e aventura, principalmente para os jovens, são assustadores os índices de acidentes envolvendo motociclistas. Há motociclistas por profissão e outros por hobby, mas de qualquer maneira, seja qual for a finalidade da utilização das motocicletas, os condutores têm que ter em mente todas as regras de segurança que devem ser seguidas por eles.

Ao contrário do romantismo envolvendo a prática de andar de moto, muitas pessoas que utilizam esse meio de transporte como instrumento de trabalho não são devidamente remuneradas e trabalham muitas horas seguidas no trânsito, o que pode provocar estresse. Os motoboys, como são conhecidos, entregam pizzas, comida chinesa, remédios, documentos etc., às vezes arriscando suas vidas no trânsito.

É preocupante o número de acidentes envolvendo os motociclistas, que muitas vezes acontecem por imprudência de motoristas de automóveis que não os respeitam no trânsito. De qualquer maneira, é dever de todos, motociclistas e motoristas de veículos de quatro rodas, respeitarem as leis de trânsito vigentes.

Este texto, é que para pelo menos no dia de hoje, 27 de julho, Dia do Motociclista, as pessoas tomem consciência do espaço que ocupam no trãnsito, tanto motoristas, como motociclistas, pois estes dois tipos de condutores tem que conviver de uma forma harmoniosa no dia-a-dia das nossas vidas.

Na tentativa de ajudar, seguem aí abaixo algumas dicas para os motociclistas, que se usarem elas com certeza evitarão desabores.

- Ser habilitado na categoria AB
- Estar sempre com a documentação de seu veículo regularizada
- Usar sempre o capacete de segurança e a viseira ou óculos protetores
- Nunca costurar no trânsito entre veículos em movimento
- Saber usar os freios com habilidade, usando os dois ao mesmo tempo
- Manter a moto bem regulada e em ótimo estado de funcionamento
- Ter cuidado em cruzamentos, parando sempre para olhar dos dois lados
- Ocupar seu espaço nas ruas com adequação e nunca dividir a mesma faixa com outros veículos

Fonte: www.mundocross.com.br

Nenhum comentário: