BUSCA NO BLOG

domingo, 17 de julho de 2011

URUGUAI ELIMINA A ARGENTINA DA COPA AMÉRICA

Foto: Charges do Esporte



Copa América: Nos pênaltis, Uruguai elimina Argentina
Felipe Santana

Em uma partida mais que emocionante, decidida nos pênaltis, a seleção do Uruguai venceu a Argentina, dona da casa, e está nas semifinais da Copa América de 2011. No tempo normal, os gols do confronto foram marcados por Diego Pérez, expulso no primeiro tempo, e pelo atacante Higuain, após lindo passe de Messi. Nas cobranças de pênaltis, o atacante Tevez, ex-Corinthians, foi único a desperdiçar o chute, que resultado na eliminação dos hermanos, nosso maior rival do futebol mundial. Na briga por uma vaga na decisão, a Celeste encara a seleção do Peru, que na tarde deste sábado (16) surpreendeu e eliminou a Colômbia.


Volante abre o placar e acaba expulso

Os primeiros quarenta e cinco minutos da partida mais esperada da Copa América, até o momento, mostraram por que o confronto entre Argentina e Uruguai é sempre tão esperado por ambas as torcidas. Logo aos 2, o volante Diego Pérez, que iria do céu ao inferno ainda nesta primeira etapa, entrou duro em Mascherano e recebeu o primeiro cartão amarelo do jogo. Três minutos depois, o jogador do Bologna, da Itália, apareceria novamente. Em cobrança de falta de Fórlan, o lateral Cáceres cabeceou para o chão, Romero deu rebote e o volante estava lá para empurrar a bola no fundo do gol. Uruguai 1 a 0. A partida continuou muito truncada, com poucos espaços, até que o melhor jogador do mundo resolveu aparecer. Messi dominou a bola pelo lado direito, fez boa jogada e cruzou na medida para Higuain, de cabeça, deixar tudo igual em La Plata. Aos 29, de novo Higuain balançou as redes, porém, desta vez, o auxiliar levantou a bandeirinha e apontou posição irregular do atacante do Real Madrid. Cinco minutos depois, o mesmo aconteceria com a seleção celeste. Fórlan cruza para área, a bola bate no travessão e sobra para Cáceres fazer o que seria o segundo gol do Uruguai, mas, em mais uma boa marcação, o outro auxiliar acusou impedimento na jogada. A partida continuava equilibrada. A Argentina, com Messi, buscava sair da forte marcação, explorando as laterais do campo, principalmente pelo lado direito. Em contrapartida, os uruguaios, até mesmo pelo porte físico, preferiam o jogo de contato, com bolas alçadas na área adversária. Aos 38, o mesmo Diego Pérez, que havia marcado o gol do Uruguai, deixou seu time com apenas 10 homens em campo. Fernando Gago tentou sair jogando rápido, após cobrança de falta da celeste, mas o volante parou à jogada intecionalmente e recebeu o segundo cartão amarelo, teoricamente também o cartão vermelho. Mesmo com um atleta a menos foi o Uruguai que quase marcou o segundo tento. Aos 44, Fórlan, de esquerda, jogou a bola na cozinha argentina e Diego Lugano, no terceiro andar, desviou de cabeça e viu a pelota acertar o travessão dos hermanos.


Uruguai se fecha bem e Muslera brilha

Com um homem a mais, jogando dentro de casa, a seleção da Argentina não teve outra postura no segundo tempo ao não ser atacar. Contudo, os comandados de Sérgio Batista não contavam com uma noite guerreira dos uruguaios. Bem espalhados em campo, com apenas Fórlan e Suaréz como homens de ataque, a seleção semifinalista da Copa do Mundo de 2010 se fechou bem. Sem conseguir furar o bloqueio, a Argentina optou por arriscar de fora. Aos 15, a bola cruzada por Agüero passou por toda extensão da área e sobrou para Zabaleta, que encheu o pé, perdendo uma boa chance. O nervosismo ia tomando conta das duas equipes e, com isso, o bom futebol desaparecendo. Aos 32, Messi resolveu dar um pouco de brilhantismo ao segundo tempo. O camisa 10, com muita categoria, deu um belo passe para Higuain, de costas para Lugano, girar e chutar para uma grande defesa de Muslera, em puro ato de reflexo. Se o craque do Barcelona aparece de um lado, Fórlan cresce do outro. Aos 33, Suaréz achou o atacante do Atlético de Madri, no meio dos zagueiros, mas Romero saiu rápido e travou a bola nos pés do camisa 10. Os minutos foram passando, as chances sendo criadas e o teor de emoção da partida atingindo o nível máximo. Aos 40, Fórlan, em mais um bola aérea, botou na cabeça de Diego Lugano, que testou pela linha de fundo. Um minuto depois Javier Mascherano recebeu o segundo amarelo e ambos ficaram com apenas 10 homens em campo. Acabou? Não! Aos 44, um lance espetacular, digno de aplausos. Tevez, que havia entrada há poucos minutos, cobrou falta com muita violência e contou com um desvio da barreira. Porém, lá estava Muslera. Mesmo caído, o arqueiro uruguaio, com os pés, salvou o que seria o gol da vitória argentina. Na sobra, o goleiro saltou de maneira corajosa em cima de Higuain e, de peito, evitou a virada dos hermanos. Antes do apito final, que também significou o início da prorrogação, Fórlan perdeu outra oportunidade. Aos 47, o aguerrido Suaréz não desistiu do lance, fintou o zagueiro Milito próximo à linha de fundo e cruzou para trás. De cabeça, o destaque uruguaio, que não marca pela selação há dez jogos, testou por cima do gol.

Prorrogação

Mesmo depois dos 90 minutos, quando alguns jogadores já davam sinais de cansaço, Argentina e Uruguai não tiravam o pé do acelerador, deixando a partida a toda vapor. Aos 3, Zabaleta cortou mal e a bola sobrou para Álvaro Pereira. Ele dominou, ajeitou com carinho e soltou uma bomba, que passou rente ao poste adversário. A resposta da Argentino chegou aos 10. Higuain dominou bonito e sem deixar a bola cair mandou um torpedo, mas bola cobriu o gol. Aos 13, o atacante voltou a mostrar serviço. De perna esquerda, o argentino chutou forte e a bola pegou no pé da trave direita de Muslera. Haja emoção! No segundo tempo da prorrogação, Lionel Messi, logo aos 3, pegou de fora e exigiu boa defesa de Muslera. Quatro minutos depois, outra boa intervenção do arqueiro. Pastore pegou a sobra do ataque e mandou um canhão, obrigando o camisa 1 espalmar a bola de qualquer maneira.

Pênaltis
Argentina: Messi (Gol) - Burdisso (Gol) - Tevez (Perdeu) - Pastore (Gol) - Higuain (Gol) / Uruguai: Fórlan (Gol) - Suaréz (Gol) - Scotti (Gol) - Gargano (Gol) - Cáceres (Gol)

Fonte: www.bahianoticias.com.br

Nenhum comentário: