O grupo Saikyou, de Maringá, sagrou-se campeão geral da 10ª edição do Festival Yosakoi Soran Brasil no domingo (29). Os maringaenses foram considerados o melhor grupo do evento nesta modalidade de dança japonesas, que mistura tradição e modernidade.
Por Larissa Ayumi Sato
O Grupo Saikyou de Maringá é bicampeão brasileiro de Yosakoi Soran
De acordo com o coordenador do grupo, Rui Tamura, o Saikyou atingiu a meta. "Foi muito emocionante. O objetivo esse ano era conquistar o prêmio máximo. Já havíamos ganho duas vezes o primeiro lugar, e neste terceiro, o grand prix", afirma. Além disso, os maringaenses ganharam três passagens para assistir ao Festival de Yosakoi Soran no Japão, em 2013, em Sapporo.
A coreografia maringaense de 2012 chama-se "ki bou no kazê" (em tradução livre, sopro de esperança), e é uma homenagem ao Japão que teve força de vontade e não se deixou abater pela catástrofe de março de 2011 (tsunami, terremotos e catástrofe nuclear) com ações de solidariedade e companheirismo.
Além dos maringaenses, outros grupos do Paraná roubaram a cena: o grupo de Paranavaí (a 77 km de Maringá) e o de Curitiba ficaram, respectivamente, em primeiro e terceiro lugares da competição, além do Sansey, de Londrina (a 100 km de Maringá), que é hexacampeão do prêmio máximo do festival, que se apresentou como convidado especial após retornar do festival Yosakoi Soran no Japão, onde competiu representando o Brasil.
Yosakoi Soran
O Yosakoi – termo que que significa "venha à noite" – é um tipo de música originária da província de Kouchi, no Japão, que é dançada de maneira viva e vibrante. Já o Soran é uma canção folclórica rítmica, comum entre os pescadores da ilha japonesa de Hokkaido, que usam a expressão como um grito de guerra.
Nas apresentações, os grupos mesclaram a dança japonesa, taikos, figurinos coloridos e vibrantes, empolgação e muita energia. Considerado o grande carnaval japonês fora do Japão, o Yosakoi Soran destaca-se por ser uma dança praticada principalmente por jovens que encontraram na tradição japonesa uma forma de se divertir.
Este é o maior festival desta modalidade no Brasil, e acontece anualmente em São Paulo. O Festival Yosakoi Soran distribuiu R$ 20 mil em prêmios para os três primeiros colocados em cada categoria (Adulto e Juvenil), e um campeão geral (Grand Prix), em busca do constante aperfeiçoamento da prática do Yosakoi Soran no Brasil. Os grupos foram analisados por um júri composto por profissionais de dança, artistas e coreógrafos que analisarão três quesitos: técnica, criatividade e harmonia.
O primeiro Festival Yosakoi Soran no Japão aconteceu em 1992, com mais de mil participantes que se apresentaram para cerca de 200 mil pessoas. O evento é sempre realizado durante o verão no Japão, e os grupos se apresentam pelas ruas de Sapporo (capital de Hokkaido) e de Kouchi em blocos, como se fossem parte de uma gigantesca escola de samba – por isso a alusão ao carnaval brasileiro.
No Brasil, a primeira edição do festival ocorreu em 2003, no bairro da Liberdade - o tradicional reduto japonês em São Paulo, com a participação de 12 grupos de dança.
Fonte: http://maringa.odiario.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário